terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A amizade



Texto de Paulo Coelho, um autor que muito admiro!

A amizade

Era uma vez um homem pobre mas corajoso que se chamava Ali. Trabalhava para Ammar, um velho e rico comerciante.

Certa noite de inverno, disse Ammar: “ninguém pode passar uma noite assim no alto da montanha, sem cobertor e sem comida. Mas voce precisa de dinheiro, e se conseguir fazer isso, receberá uma grande recompensa. Se não conseguir, trabalhará de graça por trinta dias”.

Ali respondeu: “amanhã cumprirei esta prova”.

Mas ao sair da loja, viu que realmente soprava um vento gelado, ficou com medo, e resolveu perguntar ao seu melhor amigo, Aydi, se não era uma loucura fazer esta aposta.

Depois de refletir um pouco, Aydi respondeu: “vou lhe ajudar. Amanhã, quando estiver no alto da montanha, olhe adiante. Eu estarei também no alto da montanha vizinha, passarei a noite inteira com uma fogueira acesa para voce. Olhe para o fogo, pense em nossa amizade, e isso o manterá aquecido. Você vai conseguir, e depois eu lhe peço algo em troca.”

Ali venceu a prova, pegou o dinheiro, e foi até a casa do amigo: “voce me disse que queria um pagamento.”

Aydi respondeu: ”sim, mas não é em dinheiro. Prometa que, se em algum momento o vento frio passar por minha vida, acenderá para mim o fogo da amizade.”


Foto da net

16 comentários:

Helga Piçarra disse...

Gostei muito da simplicidade deste texto. A amizade não se explica, nem se cobra. É algo inato e puro que acontece com pouca frequência. Os amigos são poucos, os momentos de amizade, esses, são muitos, mas a maioria dissolve-se no tempo e fica apenas a lembrança, que também é uma forma de sermos amigos de alguém.
Beijinho :)

Alda disse...

Olá Helga, obrigado!
Eu também gostei muito deste texto, pela sua simplicidade! Gosto muito do que Paulo Coelho escreve!
Beijinhos:)

EDUARDO POISL disse...

Paulo Coelho é maravilhoso, gosto muito dele também.

"... E de novo acredito que nada do que é
importante se perde verdadeiramente
Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas,
dos instantes e dos outros.
Comigo caminham todos os mortos que amei,
todos os amigos que se afastaram,
todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."

Miguel Sousa Tavares

Desejo uma linda semana.
Abraços com carinho.

Alda disse...

Olá Eduardo,
Obrigado por me presentear com um autor Português, que também gosto de ler!
Uma boa semana!

Natty disse...

SUBLIME!!! É essa AMIZADE que eu aprecio. Eu gosto muito do Paulo Coelho, é uma escrita simples e acessivél.

Desculpa "EDUARDO POISL" por te ter copiado, mas não resisti em repetir.

"... E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente
Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas,
dos instantes e dos outros.
Comigo caminham todos os mortos que amei,
todos os amigos que se afastaram,
todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."

Miguel Sousa Tavares

Xi coração com muito carinho Aldinha.

Beijinhos Eduardo e desculpa.
Natty

Alda disse...

Olá Natty,
Um beijinho grande!

Sara disse...

Alda que chulada de fotos, que bonitas, tiernas y entrañables.
A mi Paulo Cohelo me gusta también un montón...asi es que...que te voy a decir de este hermoso texto.
Te dejo abrazotes

Alda disse...

Olá Sara,
Obriagado!Desejo que tenhas um bom fim de semna.
Beijinhos

Ana disse...

GOSTEI MUITO DO QUE VC ESCREVE.JÁ METORNEI SUA SEGUIDORA.DÁ UMA OLHADA NO MEU, QUEM SABE PODEMOS PAARTILHAR IDÉIAS E VC TB SER MINHA SEGUIDORA.SUPER BEIJO...
http://ana-seguindostrilhasdalma.blogspot.com

Alda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alda disse...

Olá Ana, bem-vinda ao jardim da alma!
Obrigado pelo convite, terei muito gosto em visitar o seu blogue!
Um beijo

Maria de Lourdes disse...

olá Alda
este blog está lindissimo
tenho no meu blog um selinho
nã tem desafio, só umamas regrasinhas. beijinho grande

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Alda, gostei do texto...Espectacular....
A amizade é o mais profundo e belo do amor....
Beijos

Alda disse...

Olá Maria,
Obrigado pela distinção! É sempre bom receber um miminho!

Beijinhos

Alda disse...

Olá Fernando,
A amizade e o amor, são dos sentimentos mais belos!
Bjs

Sônia Brandão disse...

Um texto para refletir sobre o valor da amizade.
Muitos só percebem o seu valor depois de perdê-la.

bjs