quinta-feira, 17 de julho de 2008

Férias...

Férias: quando a fobia dá lugar à euforia
Descanso, diversão e tempo livre. É de férias que falamos. As emoções ligadas a este período de pausa na rotina e no trabalho são muitas e nem sempre positivas. Terminado o bem bom, o nervosismo e a ansiedade batem à porta de muita gente. Pior, só mesmo quem tem medo de ir de férias.

Ansiedade é, de um modo geral, o estado de espírito mais associado às férias. Na verdade, meses e dias antes desta tão aguardada altura do ano, muitos de nós já não conseguimos ter em mente uma outra meta que não essa. Mas, como tudo o que é bom acaba depressa, a ansiedade marca também o final das férias e, sobretudo, a reentré.
A síndrome pós-férias é um fenómeno comum e muito estudado. O medo ou simplesmente a falta de vontade de regressar à rotina afectam o corpo e a mente e são muitas vezes associados a insónias, perdas de apetite, irritabilidade, tensão muscular, dores de cabeça ou até vómitos.
De acordo com um estudo da Sociedade Espanhola de Medicina da Família e Comunitária, divulgado em Setembro do ano passado no Diário de Notícias, são os trabalhadores com menos de 45 anos e as mulheres quem sofre mais com o regresso ao trabalho.
Para trás, fica o conceito de férias e descanso que deveria, isso sim, servir para revitalizar as energias e trazer uma lufada de ar fresco às nossas vidas pessoais e profissionais.
Oposta a esta ansiedade é aquela que é sentida pelos workahoolics, para quem o drama não está no fim mas no início das férias.


(Artigo retirado da net)

2 comentários:

Geraldo Maia disse...

Olá Alda,
É uma grata satisfação visitar e conhecer o seu blog.
Todas as mensagens que se referem à meditação são de grande utilidade para o ser humano.
Lembranças do Brasil:
Geraldo

Alda disse...

Olá Geraldo,
Gostei das suas palavras. Obrigado!
Também gostei de visitar o seu bloge.

Já adicionei o seu!

Volte sempre!
Lembranças de Portugal